quinta-feira, 1 de julho de 2010

O ENCONTRO DE GARANHUNS








Dom Fernando Arêas Rifan*

Realizou-se na cidade de Garanhuns, PE, nos dias 17, 18 e 19 de junho passado, o I Encontro Sacerdotal sobre o Motu proprio Summorum Pontificum de S.S. o Papa Bento XVI, “um grande dom espiritual e litúrgico para toda a Igreja”, patrocinado pela Diocese de Garanhuns e pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, com o apoio e o incentivo da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, expresso em carta de S. Emcia. o Cardeal William Levada
O objetivo do Encontro foi reunir sacerdotes, oriundos de diversas partes do nosso País, cada qual com a devida permissão do seu Bispo ou Superior, - sacerdotes que já celebram a Missa na forma antiga do Rito Romano em muitas paróquias para diversos grupos - estudando melhor essa forma litúrgica e dando a correta orientação da Igreja, expressa nesse Motu Proprio do Papa, que libera o uso da Missa no rito antigo para toda a Igreja. Este nosso Encontro, que foi previamente comunicado à CNBB e à Nunciatura Apostólica no Brasil, foi realizado, portanto, dentro do mais autêntico espírito de comunhão eclesial.
Na carta a nós dirigida, assim se expressa o Cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei: “Gostaria de expressar o meu apreço pela iniciativa e formular votos de que a nobre empresa tenha êxito positivo, a fim de promover a aplicação do mencionado documento pontifício, segundo a intenção do Santo Padre, e suscite uma ação pastoral sempre mais adequada às necessidades dos fieis, de maneira que se possa chegar, em tempo oportuno, a um enriquecimento recíproco e legítimo das duas formas do Rito Romano”.
As conferências do Encontro foram feitas por Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns, e Pe. José Edilson de Lima, padre da Administração Apostólica e juiz auditor do Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro, sobre os aspectos jurídicos do Motu Próprio, a minha palestra foi sobre os aspectos teológicos e o pensamento litúrgico do Papa Bento XVI e a do Pe. Claudiomar Silva Souza, também da nossa Administração, sobre a História do Rito Romano.
No Encontro, eu lancei meu livro “Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa”, que já está à venda em nossas livrarias e Igrejas.
Fazendo parte do evento, celebrei Missa Solene Pontifical, no assim chamado rito de São Pio V, na Catedral de Garanhuns, cantada pelo coral dos monges beneditinos da cidade.
No encerramento e ainda sob a influência da graça do Ano Sacerdotal, os participantes, 3 Bispos, 21 sacerdotes, 1 diácono e dois seminaristas, em carta ao Papa Bento XVI, expressaram sua profunda gratidão pelo ministério petrino de Sua Santidade, sua sincera solidariedade, união e plena comunhão, bem como o leal desejo de colaborar com o Sucessor de Pedro e Vigário de Jesus Cristo na aplicação da Carta Apostólica Summorum Pontificum, colocando todo o seu empenho na construção da “Paz litúrgica”, tão desejada pelo Papa.

*Bispo da Administração Apostólica Pessoal
São João Maria Vianney.